quarta-feira, 26 de março de 2008

Caixas Surpresa



CAIXA SURPRESA:


O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.
Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"


- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.


- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa


- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.
Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.



As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.

(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )



Sugestão e confecção da Caixa retirado do: http://artepedagogica.blogspot.com/




Um comentário:

Bela Ju disse...

Amei a idéia da cx surpresa.
trab com cças de 4 anos na pré escola
são cças q moram na periferia, sendo assim, acho q seria interessante no inicio eu levar à elas algo na cx e depois se elas gostarem da idéia poderam tbem fazer contribuições, será bem divertido...
obrigada!
Julia