sábado, 29 de março de 2008

A MALA VIAJANTE

Esta pasta recebeu o nome de "MALA VIAJANTE"
A cada semana, uma criança é sorteada para levá-la pra casa com um livro dentro (escolhido pela criança no cantinho de leitura), a criança sorteada deverá ler o livro sozinha, acompanhada pelos pais, um amigo...Como preferir...Depois deverá responder algumas perguntas que serão impressas no caderno de registro que a acompanha. E na próxima semana deverá trazê-la para sala e nos contar a história usando a sua criatividade ou confeccionando algum material.Fica a critério da criança. Espero que este projeto faça com que os alunos saiam gostando ainda mais de ler e que possam incentivar outras crianças a gostarem de livros como eles!



É bom que se diga que essa dica da MALA é do blog aprender brincando, mas eu encontrei essa dica no blog http://blog.orolix.com.br/blog/baudafantasia2/



Ainda não fiz a minha mala, mas amei a idéia, espero
que gostem!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Tudo que hoje eu realmente preciso saber, aprendi no Jardim de Infância...

Retirado do blog da Tati: http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.Estas são as coisas que aprendi:

1. Compartilhe tudo;

2. Jogue dentro das regras;

3. Não bata nos outros;

4. Coloque as coisas de volta onde pegou;

5. Arrume sua bagunça;

6. Não pegue as coisas dos outros;

7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!

8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;

9. Dê descarga; (esse é importante)

10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;

11. Respeite o limite dos outros;

12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;

13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)

14. Quando sair, cuidado com os carros;

15. Dê a mão e fique junto;

16. Repare nas maravilhas da vida;

17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.


"O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"...



quinta-feira, 27 de março de 2008

(Minha afilhada Ana Vitória, no seu primeiro dia de aula)

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”


Autor desconhecido.



Para pensar:

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".

Jean Piaget




quarta-feira, 26 de março de 2008

Caixas Surpresa



CAIXA SURPRESA:


O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.
Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"


- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.


- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa


- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.
Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.



As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.

(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )



Sugestão e confecção da Caixa retirado do: http://artepedagogica.blogspot.com/




domingo, 23 de março de 2008



Páscoa é...
Páscoa é ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
Páscoa é ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vencer à morte.
Páscoa é renascimento, é recomeço,
É uma nova chance pra gente melhorar
as coisas que não gostamos em nós.
Para sermos mais felizes por conhecermos
A nós mesmos mais um pouquinho e vermos
Que hoje somos melhores do que fomos ontem.

Feliz Páscoa!!!
Beijinhos,
Cris Cordoval






sábado, 22 de março de 2008

É só imprimir e pintar bem bonito










Encontrei estes desenho no blog A magia de aprender.

Espero que vocês gostem!